Paulo H. Freitas mailto:paicofreitas@hotmail.com
O osciloscópio é um instrumento muito utilizado em automação industrial, pelas vantagens que o aparelho é capaz de proporcionar. Com ele é possível aferir temperatura, pressão, nível, aceleração de partículas através de sensores que modulam sinais elétricos. Há, no entanto, outros valores agregados a este aparelho. Por tornar possível a visualização destes sinais, o osciloscópio torna-se uma ferramenta didática importantíssima para o estudo dos fenômenos físicos que envolvam os conceitos físicos supracitados, tornando as aulas de ciência mais ludicas e consequentimente mais atraentes. Através de gráfico em tempo real, o aluno poderá fazer comparações nos estudos relacionados às ondas, óptica, som e outros. Este instrumento tente a favorecer uma aprendizagem significante se bem utilizado pelo professor. Ao estreitar a relação do aluno com a ciência, este terá uma melhor visão dos conceitos inseridos. Incluí-lo no ambiente escolar, assim como outros aparelhos, talvez fosse uma boa alternativa para a socialização das ciências formando indivíduos mais atualizados e culturalmente mais evoluídos.
Sim, muito interessante a introdução do osciloscópio nas aulas de Física. Quando o aluno vivencia, observa e pratica o que está aprendendo a aula para ele fica muito mais significativa do que ver apenas a teoria. Por isso acho bem legal essa interação entre teoria e prática, tanto para o professor quanto para o aluno.
ResponderExcluirÓtimo texto meninos!!
ResponderExcluirO osciloscópio é realmente um aparelho muito bom para medições como vocês citaram, esse instrumento em uma sala de aula faria um bom excelente avanço, pena que na maioria das escolas isso não é possível nem viável em termos de aquisição.
Gostei muito de termos usado o aparelho na aula ..
ResponderExcluir