Jaqueline Rodrigues (calourajake2010@hotmail.com)
Racismo
Sempre foi um tema tabu em nossa sociedade, a questão do preconceito racial, com todas as desigualdades sociais existentes, desde os tempos da escravidão.
Mesmo após a abolição no Brasil, decretada pela princesa Isabel, a grande maioria dos descendentes negros, hoje denominados afro - brasileiros se sente escravisados pela situação em que vivem.
Muitos não gostam de serem chamados por apelidos, como: negão, neguinho, negro, mais é uma incoerência já que uma pessoa, também descende de imigrantes europeus, chegados aqui no Brasil, há centenas de anos, cutís ser denominada: alemão ou alemoa.
A regra da descendência enganaa diversidade biológica induz a muitos filhos de negros, mulatos com pele clara, em busca de melhor posição social renegam a ascendência negra para melhor "viverem" como brancos.
O problema é que o censo para distinguir etnias, na hora de registar reduziu a apenas duas opções, branco ou negro para indentificar o individúo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Legal o tema que você optou, também devemos salientar também que as formas de preconceito não se limitam a cor da pele. São em uma infinidade de diferenças como condição social diferença fisica, capacidade de raciocínio, tudo é motivo para rotulação.
ResponderExcluirÉ muito importante termos consciência dos problemas que acontecem na sociedade.O preconceito sendo um desses é gerado desde o nascimento de uma criança que ao passar do tempo vai sendo influenciada pelo meio em que vive.Como diz uma musica da banda Dc Talk,somos todos pessoas coloridas que devemos conviver em união pois Deus nos fez iguais no sentido de que nenhum é maior do que outro, porque todos um dia irão experimentar o paletó de madeira,não adianta julgar que sabemos tudo pois somos pó como todo mundo.
ResponderExcluirPor:Alessandra Carlos.
Com certeza o racismo, o preconceito e outros tantos males que envadem a mente de muita gente, empobrecem muito a nossa vida.
ResponderExcluirRacismo, um tema polêmico...a ignorância faz com muitos ou todos nós em algum momento fez ou disse algo racista. Mas acredito que chegará o dia em que todos se respeitarão,verdadeiramente, sem qualquer tipo de preconceito, seja ele qual for. Muito bacana sua escolha, sempre um lembrete para que a gente acorde!
ResponderExcluir