quinta-feira, 10 de junho de 2010

A Holografia de Dennis Gabor




Postado por Bruna Gabrielly (dpbenk@msn.com)



No dia 5 de Junho deste ano, foi comemorado o 110º aniversário de um dos grandes contribuidores da História. O engenheiro eletricista e inventor, Dennis Gabor, ficou conhecido pela invenção e aperfeiçoamento da holografia, em 1948, recebendo por isso o Prêmio Nobel de Física em 1971.

Como sabemos Holografia é uma forma de se registar ou apresentar uma imagem em três dimensões. Foi executada pela primeira vez nos anos 60, após a invenção do laser. É utilizada pela Física como uma sofisticada técnica para análise de materiais ou armazenamento de dados. Cada parte de um holograma possui a informação do todo. Assim, um pequeno pedaço de um holograma terá informações de toda a imagem do mesmo holograma completo.



Dennis Gabor embora fosse um profissional ligado à engenharia elétrica escreveu sua tese de doutoramento sobre a tecnologia CRT e trabalhou com as lâmpadas de plasma. Gabor escreveu, ainda, três livros muito importantes: Inventing the Future (1963), Innovations (1970) e The Mature Society (1972).

O método holográfico utilizado por este engenheiro é bastante interessante: o método “usa lentes e não raios para captar a imagem. Divide-se o laser em dois feixes: o primeiro é refletido pelo objeto antes de atingir o filme fotográfico; o outro, incide directamente sobre o filme. No percurso, os dois feixes cruzam-se e as ondas de luz interferem umas nas outras. Onde as cristas das ondas se encontram, forma-se luz mais intensa; onde uma crista de um feixe encontra o intervalo de onda de outro, forma-se uma região escura. Esta sobreposição é possível porque o laser se propaga através de onda paralelas e igualmente espaçadas. O resultado é uma imagem 3D que reproduz o objeto como ele é, mas só é vista quando se ilumina este filme com o laser. Para que esta imagem seja vista com a luz branca normal é preciso aplicar novamente o laser.”

É, definitivamente Dennis Gabor ‘é o cara’!




Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dennis_Gabor


Um comentário:

  1. Quem sabe em um futuro proxímo essa descoberta sejá incorporada aos celulares neh...

    ResponderExcluir