quarta-feira, 9 de junho de 2010

" Bullying"nas escolas

Por: Ândrea Inácio
Cíntia Pereira;
Vanessa Martins


O bullying é um problema que sempre teve presente nas escolas mais que tem se tornado nos últimos tempos alvo de preocupação entre pais e professores. Trata-se de algo perverso e que muitas vezes compromete o rendimento escolar dos alunos vitimas dessa pratica, bem mais comum do que se pensava em respeito a este assunto.
A palavra bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais repetitivos praticados por um individuo ( bully quer dizer tirante ou valentão).
As formas de Bullying mais comuns em ambientes escolares são: agressões físicas e verbais, ameaças, brigas, chantagens, apelidos, trotes, roubo, racismo, xenofobias, intimidações, piadinhas, assédios, xingamentos, alienações, abusos, discriminações. O bullying age na forma mais comum em atribulação de apelidos pejorativos e o uso de expressões injuriosas que procuram diminuir a alta estima da vitima e gerar uma sensação de poder ao ofensor. Os comparativos como exemplos são: (gorda, baleia, macaco entre outros), tendo em contas certas caracterizas do ofendido, (como o modo de se vestir, religião, cor, etc.).

Acontece que nestas situações onde acontece o bullying há sempre um mais forte, ou que pelo menos demonstra ser, e nessa ânsia pelo poder, o suposto mais forte, busca suas ou suas vítimas, uma vez escolhida a vítima, o agressor irá maltratá-la, visando ridicularizá-la perante os demais colegas. A vítima é sempre humilhada, "perde" seus pertences constantemente, falta às aulas sem motivo, apresenta baixo rendimento escolar, demonstra insegurança ao se manifestar em público, apresenta manchas e arranhões pelo corpo e de certa forma procura sempre manter afastado dos demais colegas.

É importante pais e professores estarem sempre atento, se a criança ou adolescente tem resistência pra ir à escola, perda de concentração e do rendimento escolar, e querer buscar sempre o isolamento. Caso se observe alguma coisa é importante ter uma conversa com os pais, explicar o que está acontecendo, procure sempre manter a calma, mostre que a violência deve ser evitada, não agrida e nem o intimide, mostre a ele que você só quer ajudar, encoraje a pedir desculpa ao colega que ele agrediu e nunca tente esconder ou ignorar a situação, e com o consentimento de ambas as partes deve se passar por uma avaliação psicológica.

Referência: http://www.bullyingescola.com/sobre

3 comentários:

  1. Legal falar desse assunto, realmente é constante esses acontecimentos nos colégios de um modo geral. Os professores e os pais dever estar atentos aos indícios que foram evidenciados no texto, para assim tomarem alguma atitude. Valeu meninas...

    ResponderExcluir
  2. Interessante falar sobre isso, pois existem certos apelidos são capazes de afetar o desenvolvimento das pessoas de uma maneira negativa.
    Muito bom ter falado sobre isso, nós como futuros professores, temos que ficar atento sobre esse fato.

    Rochele Alves.

    ResponderExcluir