quarta-feira, 30 de junho de 2010

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA ENSINAR CIÊNCIA

THAYSE ADINEIA PACHECO [thayse.pacheco@hotmail.com]
GEISON JOÃO EUZÉBIO [geisoneuzebio@brturbo.com.br]


Há uma constante preocupação dos educadores com a maneira que o ensino de física vem sendo aplicado em sala de aula, segundo relatos de alguns professores da rede estadual de educação da cidade de Araranguá - SC a disciplina de física é trabalhada de forma extremamente tradicionalista (matéria e quadro) sem a utilização de nenhuma ferramenta que possa atrair a atenção dos alunos. Este trabalho teve como impulso inicial propor uma abordagem atrativa aos alunos, facilitando no processo de ensino-aprendizagem de tópicos de Astronomia com foco principalmente no fator histórico, desenvolvido na cadeira de didática do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física do IF-SC – Campus Araranguá.
Após pesquisa sobre o tema proposto, os autores elaboraram textos e montaram histórias em quadrinhos, em um site especifico para a criação de histórias em quadrinhos e tirinhas, que estão publicadas no endereço http://www.pixton.com/geison . As histórias seguem uma ordem cronológica, com o intuito de mostrar aos alunos que as teorias científicas estudadas nos livros didáticos são uma constante evolução de conceitos e que uma teoria depende das suas antecessoras para ser construída.
A primeira história trata dos pensamentos de Eudóxio, Platão e Aristóteles: o formato do planeta Terra; o conteúdo do Universo; a divisão entre os mundos sensível e das idéias.
A segunda história faz referência às observações celestes de Tycho Brahe, os aprimoramentos e construção de um mapa planetário por Johannes Kepler com consequência na elaboração das conhecidas três leis de Kepler.
A terceira história contempla a criação da luneta por Hans Lipershey e as observações feitas por Galileu Galilei usando-a. Ele percebeu que a Lua tem crateras, que o planeta Júpiter também possui luas, que o planeta Vênus passa por fases e que existem manchas no Sol.
A quarta e última história abordada explora a vida de Isaac Newton com foco na anedota da maça, na sua contribuição para a teoria da gravitação universal e as três leis, denominadas leis de Newton.
Na visão dos autores considerou-se como asserção de valor que depois de preparar e apresentar as histórias em quadrinhos o assunto proposto ficou muito mais claro para todos, tanto para os mesmos quanto para os alunos privilegiados com a aplicação do trabalho. Os alunos da rede estadual de educação relataram que a abordagem conseguiu prender sua atenção e a compreensão desses e também de outros conteúdos podem ser facilitados por meio das histórias em quadrinhos.

Referência Bibliográficas
Benjamin, C. Dicionário de biografias científicas, volume I. Editora contraponto, 2009.
Benjamin, C. Dicionário de biografias científicas, volume II. Editora contraponto, 2009.
Benjamin, C. Dicionário de biografias científicas, volume III. Editora contraponto, 2009.
Hewitt, P. G. Física Conceitual. Editora Bookman, 2002.
Hetem Jr, A.; Gregório-Hetem, J. Ombros de gigantes: história da astronomia em quadrinhos. Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP e o CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante e atrativa essa técnica, para crianças principalmente que adoram HQ, começar a se familiarizar com esses conteúdos desde pequenos. Isso vem para mostrar que a Ciência pode ser mostrada sim de várias formas diferentes, criativas e originais.

    ResponderExcluir