
Estamos acabando com a natureza ou com nós mesmos?
No Segundo Encontro sobre os Fenômenos Naturais , Advercidades e Mudanças Climáticas na Região Sul, inumeras pessoas relataram uma frequência, muito grande, desses acontecimentos.
Por tráz das estatísticas, milhares de pessoas passando por dores, perdas afetivas e materiais.
Então culpamos quem? o governo ou capitalismo? Donos de madereiras que estão acabando com o pulmão do mundo. Incluiremos pecuaristas com seus rebanhos que contribuem, muito, para o efeito estufa. Os arrozeiros que desviam as águas de seu percursso natural contaminam com pesticida e as devolvem aos rios.
Após tantos depoimentos, voltei a refletir sobre o assunto, concordo com todos eles, mas a concientização de nossas crianças e adolescentes seria uma grande conquista, talvez a garantia de no futuro termos grandes projetos ambientais.
Quantas famílias reciclam seu próprio lixo, ou fazem um buraco no quintal para enterrar suas cascas e folhas? Que irão virar adubo, ou separam restos de comida para alimentar algum cão faminto em vez de jogar no lixo.
Não que atitudes tão simples iram mudar e impedir tamanhos desastres, mas teremos cidadãos bem mais preparados e consciêntes de suas obrigações em relação a preservação da natureza.
E nós como futuros professores temos que pensar qual estrategia vamos usar para tentarmos consciêntizar nossos futuros alunos.
Anaxágoras, já dizia a mais de dois mil anos atráz; "Na natureza tudo se transforma". Com certeza ela se refazerá. E quantas vidas serão perdidas pela nossa insensatez?
Licenciatura em Física 2009/2
Professor:Olivier
Academica:Elis Regina Macedo
e-mail:ereginamacedo@uol.com.br
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPor: Ândrea
ResponderExcluirElis!! ta ótimo o seu texto muito bem escrito...
Bem concordo com vc, se cada um de nós fazer algo pelo meio ambiente por menor que o ato possa parecer ser, será de grande valia, e nós como futuros professores devemos ter este conceito em mente, concervação do meio ambiente..
Oi colega!! Ótima sua síntese, gostei muito do texto, concordo plenamente no que diz respeito a reciclagem caseira, enterrar as cascas de legumes frutas, alimentar aos animais ao invés de depositar no lixo as sobras de alimento. Legal sua forma de escrever, bem clara e objetiva, parabéns "lindinha"...
ResponderExcluirOi Elis, sem dúvida a concientização é o melhor caminho. A humanidade tem que entender que é de sua responsabilidade todas essas adversidades climáticas que o mundo vem sofrendo, temos que cuidar do local que vivemos ao inves disso, estamos o destruindo com nossas impunidades.
ResponderExcluirÉ a velha história, antes de falar mal do gramado do vizinho olha como está o seu.
ResponderExcluir