quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Feira de Ciências

Por Maria Margarete de Brito (margaretebrito67@hotmail.com)

Centenas de alunos representando as escolas dos 15 municípios da região Extremo Sul Catarinense expuseram trabalhos que visaram despertar sobre a importância da conscientização quanto a preservação ambiental. Coordenados pelos respectivos professores esses estudantes alertaram a população em geral, destacando formas de preservação, consequências e medidas sócio-educativas.

Entre os trabalhos apresentados, a 7ª série do ensino médio da Escola Estadual Castro Alves enfatizou que através de medidas simples todos os cidadãos podem contribuir para a preservação ambiental. Aos visitantes eles explicaram que há três anos o educandário promove a gincana ambiental, isto é durante o ano letivo toda a comunidade escolar – pais, professores, alunos e funcionários – arrecadam material reciclável. Esses produtos são repassados para usina de reciclagem e as turmas campeãs em arrecadação recebem, como bônus, viagens de pesquisa. Aproximadamente 900 alunos da 1ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, assim a conscientização começa desde cedo.

Durante a feira foram exibidos painéis demonstrando que o destino responsável do lixo constitui uma medida simples, porém eficaz para a preservação ambiental. Eis alguns exemplos de materiais e o respectivo tempo de decomposição:

papel – de 3 a 6 meses
pano – de 6 meses a 1 ano
chiclete – 5 anos
filtro de cigarro – 5 anos
madeira pintada – 13 anos
nylon – mais de 30 anos
lata de alumínio – de 80 a 100 anos
metal – mais de 100 anos
plástico – mais de 100 anos
vidro – 1 milhão de anos
borracha – indeterminado.

4 comentários:

  1. Por Thayse Pacheco
    Muito legal Margarete. O meio ambiente deve ser cuidado por todos nós e a concientização começa na escola.

    ResponderExcluir
  2. Interessante! Certa vez ouvi de um professor a seguinte frase: "Os homens são os únicos animais que matam por prazer e geram lixo". Nada mais justo que eles próprios (os homens) comecem a se conscientizar sobre as questões ambientais, visando a melhoria do planeta. Parabéns pela sua abordagem, ela toca em nossas feridas.

    ResponderExcluir
  3. Por Caue Scarpari

    Bem legal esse comentario da decomposiçao dos lixos, gente joga as veses lixo em qualquer lugar e nem sabe o tempo dele se decompor, ate as proxima geraçao nossa vao pega os estragos.
    interessante, abraço

    ResponderExcluir
  4. Quer dizer que um sacola de mercado leva um século para se decompôr?

    ResponderExcluir