Por Vanessa Martins (va_martins19@hotmail.com)
Porque sempre estamos olhando o passado?
Quando estamos olhando algum fenômeno da natureza, como por exemplo, um objeto, pessoas, enfim, tudo que nos permite um contato visual/sonoro estamos, no entanto, vendo-as no tempo passado. Ou seja, mesmo que esse fato aconteça em tempo real, denominamos em passado. Isso tudo acontece através de segundos. Para nós, parece estar acontecendo no momento, mas não. Quando olhamos para o sol, por exemplo, o tempo que leva para o raio de luz chegar até estes é de aproximadamente oito minutos. O que acontece de fato é que durante esse intervalo o sol já está indo para uma outra direção, assim como, tudo na terra e no planeta, pois estão em movimentos constantes.
Outro fator para ser abordado é quando olhamos para as estrelas. Aquela luz que avistamos nada mais é que o brilho da estrela refletindo em nós. Aquela está a milhões de distância destes. E quem poderá afirmar que ela continua no mesmo lugar que a vemos, depois de todos os fatos expostos?
O mesmo acontece com o som, quando a gente recebe tal, afirmamos que já se passou há alguns segundos e nem percebemos e, quanto mais próximo do som estivermos, menor a evidência. Destacando um exemplo para o fato mencionado: dois repórteres estão em países diferentes e transmitindo a notícia para um outro país. Pois bem, o som entre estes três pontos vai demorar alguns segundos a chegar. Esses são fatos notórios, visíveis a todos, é exatamente assim que funciona esse transporte de sons humanos – demora alguns segundo, mesmo que não o percebamos.
Dados aos apostos, para vermos algum objeto, necessariamente é preciso que este emita luz. Embora pareça estranho, mas tudo que outrora vimos está relacionado ao passado. O que “é’ neste momento para nós presente, a Ciência explica que esse “é” nada mais é, que um passado remoto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Legal, mas as transmissões via satélite não são por som e sim por ondas eletromagnéticas, mas o motivo do atraso está certo.
ResponderExcluir