
Segundo as leis da física, o presente não existe, tudo o que vemos é passado. Para podermos enxergar um objeto, ele precisa emitir luz, sendo esta própria ou refletida por ele. A luz do Sol demora 8 minutos para chegar até nós. Portanto vemos a luz solar como era há 8 minutos e o Sol dista da Terra 8 minutos-luz. Devido ao fato da luz ter uma velocidade limitada, a luz vinda dos corpos celestes demora um tempo pra chegar até nós. Então, estamos olhando a luz que já foi emitida pelo objeto.
Por exemplo, ao olharmos para o céu em uma noite limpa, percebemos várias estrelas. Estas estrelas estão a milhares ou bilhares de anos-luz (intervalo que a luz percorre em um ano) distantes de nós, levando em conta que a velocidade da luz no vácuo é de 300000 km/s. Ou seja, se uma estrela por algum motivo chegasse a explodir, continuaríamos vendo sua luz ainda por muito tempo, como acontece nesse momento: estamos vendo luzes de estrelas que já deixaram de existir há tempos.
Então chegamos à conclusão de que, se tudo que enxergamos é luz, e a luz demora minutos para chegar até nós, estamos vendo sempre o passado.
Andre Eliezer
ResponderExcluirGostei da imagem escolhida o texto ficou interessante
muito bem elaborado,a imagem ficou otima
ResponderExcluirnem sempre demora minutos, pode ser até fração de segundo
ResponderExcluir