Observamos na seqüência de imagens que a sombra da cabeça está deformada aproximando da aba do alpendre, podemos dizer que foi atraído pela aba do alpendre à relação entre as distancias das sombras em relação ao objeto deformado obedecem uma lei de “atração” entre as sombras.
Na explicação das fases da lua, por exemplo, representamos à radiação solar sendo uma fonte luminosa extensa formando um ângulo visual de 0,53graus e chegando até nós com raios luminosos paralelos para pontos situados entre si e formando sombras com bordas definidas.
No entanto esta explicação não da conta de diversos fenômenos ópticos como este, por exemplo, que produzem sombras com bordas indefinidas devido à divergência dos raios luminosos.
Sabemos que a sombra é uma região não iluminada a penumbra é uma região parcialmente iluminada estando presente praticamente em todas as situações nas quais existe formação de sombra proporcionando sombras com bordas indefinidas.
Pois bem o raio de luz vindo do sol forma um ângulo visual máximo de 0,53graus em cada ponto dos objetos estando esses objetos próximos um do outro a diferentes distâncias, porém pequena suas sombras formarão regiões de penumbra ocorrendo à intersecção das regiões e produzindo a atração entre as sombras e deformando o objeto que no caso é a cabeça da pessoa.
Este desconhecido fenômeno óptico da “atração” das sombras e deformação de uma delas nos proporciona uma melhor analise da Óptica Geométrica estabelecendo uma visão ampla da FÍSICA em nossa volta.
Referência:Fernando Lang da Silveira. A"atração das sombras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário