terça-feira, 7 de dezembro de 2010

As ondas de rádio e a reflexão total

Por Karina Cechinel


Como sabemos a reflexão total ocorre a partir do ângulo crítico (ângulo limite para ocorrer refração, a partir dele se tem só reflexão). Para a reflexão total ocorrer, além do ângulo de incidência da luz ser maior que o ângulo crítico, a luz deve vir de um meio que tenha índice de refração maior para um meio que tenha índice de refração menor. Em nosso cotidiano a reflexão total ocorre no arco-íris, fibra ótica e na propagação das ondas de rádio.

As ondas de rádio são um tipo de luz, são ondas eletromagnéticas com uma faixa de frequência menor que a luz visível. Sendo luz elas se propagam em linha reta e devido a curvatura da Terra,  as ondas emitidas de um certo ponto da Terra se afastam da mesma, em direção ao espaço. Mas chegando na camada da atmosfera chamada ionosfera, uma das camadas mais altas, que recebe radiação direta do Sol e devido a isso fica ionizada, as ondas de rádio mudam de direção por sofrerem a reflexão total.



Como a ionosfera é eletronicamente carregada, algumas de suas propriedades mudam e o índice de refração se torna menor em relação ao índice de refração das camadas inferiores da atmosfera. As ondas que coincidirem chegar na atmosfera num ângulo superior ao ângulo crítico, por virem de um meio de índice de refração maior que o que chegam, as mesmas são refletidas de volta para a Terra devido a ocorrência da reflexão total. Chegando ao solo essas ondas são refletidas novamente ( mas agora, não por reflexão total).

Um comentário:

  1. é sempre bom saber mais sobre ondas eletromagnéticas. Por isso estudamos fisica. Legal.

    Por Everaldo Santos de Aguiar
    2º modulo

    ResponderExcluir