Muitos falam sobre o sol, mas poucos sabem como ele é realmente, e o quanto é necessário para a nossa existência e sobrevivência.
Tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos, e segundo dados deve brilhar por mais 5 bilhões de anos. Depois deste tempo se tornará uma gigante vermelha que inviabilizará a vida na terra, por apresentar altas temperaturas que vão de 15 milhões de graus Celsius no núcleo, 1 milhão de graus Celsius na coroa e aproximadamente 55000 graus na superfície.
O seu tamanho é 110 vezes o tamanho da terra, sendo assim possui um raio de 700 mil quilômetros. Imagine então, se o nosso planeta tivesse o tamanho de uma cabeça de alfinete o sol teria o tamanho de uma bola de vôlei. Ele apresenta massa 333000 vezes maior que a da terra consequentemente a força da gravidade é bem maior, por isso você teria um peso 28 vezes maior do que na terra. É composto basicamente de 92,1% Hidrogênio e 7,9% hélio, e sua distância da terra é cerca de 150 milhões de quilômetros , sua luz percorre isto em apenas 8 minutinhos. Isso significa que sempre estaremos vendo este astro no passado assim como tudo que vemos. Se tomarmos como referencia o centro de nossa galáxia, o sistema solar estaria a 26000 anos-luz.
Sem a luz do Sol, a vida na Terra não seria possível. Todas as coisas que apresentam vida precisam alimentar-se de energia para crescer, mover e se reproduzir. As plantas suprem suas necessidades captando a luz do sol e convertendo-a em energia química em um processo conhecido como fotossíntese. Outros seres vivos, como os seres humanos, que não conseguem realizar a captação de energia dessa forma necessitam supri-la alimentando-se de outros animais ou plantas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário