segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A física e as cores do Beija FLor

Por Karina Cechinel

O Beija-flor-rubi, também conhecido como papo-de-fogo tem coloração esverdeada, se alimenta do néctar que é produzido pelas flores - principalmente de brinco-de-princesa, encontradas na região serrana. O macho possui a cauda e o papo avermelhados. Já a fêmea possui coloração canela na parte de baixo do corpo. Na época de acasalamento o macho rodeia a fêmea, movimentando suas asas e exibindo a cor rubi de sua garganta.

Arisco, defende seu alimento, não permite aproximação nas flores É agressivo quando fotografado e é quando exibe seu papo cor rubi.

Para exibir a cor avermelhada de sua garganta o beija-flor-rubi arrepia as penas do pescoço e a tonalidade varia conforme o ângulo de observação ou iluminação. Este é um fenômeno físico, a iridescência. A cor muda conforme esse ângulo de observação ou iluminação, devido a interferência luminosa e própria constituição das penas do beija-flor-rubi ( uma micro estrutura ordenada ).
A iridescência também ocorre em vidros antigos, quando se dá uma interferência luminosa, a luz reflete em várias camadas de produtos de corrosão.

Um comentário:

  1. Que legal, achei muito bonitinho... Até o beija-flor utiliza a física no seu dia-a-dia. hehe

    Cristiane Machado de Souza 2º Módulo

    ResponderExcluir