quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Como se forma os ventos?


  

   Para entender como se da à formação dos ventos devemos relembrar de certas aulas de física no ensino médio.
  Uma coisa é fato, todas as substâncias existentes no universo são constituídas por átomos, e o vento por sua vez não podia ser diferente. Os átomos são minúsculas esferas que se agrupam formando os vários tipos de substancia e matéria existentes. Uma delas é o sol, que nada mais é que gás hidrogênio fundindo se para se transformar em gás Helio e seu papel é enviar energia para a terra, essa energia faz a vida aqui no planeta ser possível. Bom essa energia causa um aumento na energia cinética (movimento das moléculas) e quanto maior o aumento dessa energia maior a temperatura e automaticamente diminui a densidade.
  Agora entra aquela coisa toda de que o mais denso fica em baixo e o menos denso fica em cima, pois bem, com esse aumento de temperatura os átomos presentes na composição da atmosfera em conseqüência dessa energia emitida pelo sol têm um aumento de velocidade cinética ocasionando assim o aumento de temperatura, assim o ar quente vai pra cima e o gelado desce, essa troca de “lugar” se dá bem rápido, nos sentimos isso como sendo o vento, que nada mais é que a substituição do ar quente por ar frio.
  Podemos observar esse tipo de experiência não só com os ventos mais também em lagos onde a temperatura é muito baixa, a temperatura diminui ocasionando o congelamento da parte superior do rio e a parte interior fica liquida. Sabemos que a água só vira gelo abaixo de 0°C e dentro desse lago congelado a temperatura não baixa de 4°C.
  Mas essa já é outra história.

Acadêmicas: Daniele straub
                      Gabriela Fernandes ferreira

Referencias: curso de física volume2; Antonio Maximo, beatriz Alvarenga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário