Por:Rosana de Melo Lourenço\ Roseli Padilha Cardoso Gomes.
E-mail:zanaml@hotmail.com ou rosecardosogomes@hotmail.com
Muitas pessoas reclamam que levam choque nas portas dos carros, quando tocam em algum objeto que aparentemente não deveria dar choque por não estar ligado em uma corrente elétrica, ou ate mesmo cumprimentado outra pessoa. O choque elétrico que levamos é neste caso de baixa intensidade, porém, o susto é grande.
Mas afinal porque isto ocorre? Quando levemos choque na porta de carros normalmente pensaríamos que é a lataria do carro que esta descarregando cargas elétricas, mas, não é isto que ocorre. O carro acumula carga ao se movimentar. O atrito com o ar faz com que a carga elétrica fique na superfície externa do carro, que é de metal. Já o motorista acumula cargas elétricas devido ao atrito entre a roupa e o tecido do banco do veículo, isso ocorre principalmente nos dias de inverno seco, quando as pessoas usam blusas de lã , que se eletrizam facilmente por atrito. Então, quando você encosta-se ao metal da lataria que é bom condutor, a eletricidade que esta acumulada em você passa para o carro. Na verdade é você que esta descarregando cargas elétricas no carro.
No processo de eletrização por atrito os corpos atritados adquirem cargas do mesmo módulo, porém de sinais opostos. Desta forma, quando por algum motivo acumulamos cargas elétricas acabaremos descarregando-as no primeiro material condutor que tocamos.
Referencias:super.abril.com.br
curiosifisica.com.br
WWW.adoroFisica.com. br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário