terça-feira, 1 de junho de 2010

Vamos escrever um texto dissertativo?

Por: Vanessa Martins (va_martins19@hotmail.com)


Quando é a nós solicitados para escrevermos qualquer tipo de gênero textual começam os calafrios, as angústias e o medo. Em concursos e vestibulares, os concorrentes a vaga, desde o início das inscrições têm medo da temida redação e vão fazendo dela o seu grande pesadelo. Em salas de aula de ensino fundamental, médio e superior é a mesma frustração. Mas por que ter tanto pânico assim de escrever?

Aqui, darei duas dicas para você não ter mais ataque de desespero quando ouvir a tal pergunta e, assim, se sair bem.

A primeira dica é sobre a estrutura de um texto dissertativo e lhe garanto que não será tão complicado de entender. Bem, todos sabem que precisamos ter um tema para iniciarmos qualquer tipo de gênero textual, mas poucos são os que sabem que tema é diferente de título. É sim! Tema é o assunto que será abordado no texto, exemplo: fome, futebol, leitura; já título é aquilo que chamamos de marketing, precisa agradar os olhos do leitor para que ele se interesse e leia o texto que segue. Agora que já resolvemos o tema e o título, vamos seguir em frente. Todo texto dissertativo deve estar na terceira pessoa do singular ou na terceira do plural; ter vinte cinco a trinta linhas, ou seja, terá de quatro a cinco parágrafos, divididos em: introdução, desenvolvimentos e conclusão. E tal texto sempre seguirá essa estrutura:



Introdução (tema + arg1 + arg2 + arg3)

Desenvolvimento (arg1)

Desenvolvimento (arg2)

Desenvolvimento (arg3)

Conclusão (expressão inicial + reafirmação do tema + observações finais)





É como se fosse uma conta de Matemática ou de Física, só que ao invés de números são letras. Na introdução, falar-se-á sobre o tema e uma breve pincelada sobre dois ou três assuntos que você acha necessário dissertar sobre o tema.



Exemplo: Desigualdade Social (tema)



Assunto (arg1): má distribuição de renda.

Assunto (arg2): preconceito.

Assunto (arg3): falta de oportunidade de emprego decente e estudos.



Pronto! Agora que selecionamos os assuntos (argumentos) fica mais fácil escreve-lo, basta seguir a estrutura.

No primeiro desenvolvimento, você só precisará aprofundar sobre o argumento1; no segundo desenvolvimento, argumento 2; no terceiro desenvolvimento o aprofundamento será no argumento 3. Lembre-se: não exceda mais de cinco linhas em cada parágrafo; evite a repetição das mesmas palavras num mesmo parágrafo, troque-as por um sinônimo, a repetição deixa seu texto pobre.

E a conclusão é o fechamento do texto. Nele você fará uma reafirmação do tema e indiretamente fará uma observação/solução para o problema em questão, nesse caso, para a desigualdade social. Inicie sempre a conclusão com expressões finais, anote-as,: sendo assim, em vista dos argumentos apresentados, em virtude do que foi mencionado, assim, levando-se em conta o que foi observado, dado o exposto, por tudo isso.



E, para não me estender, passarei rapidamente a segunda dica para escrever sem medo qualquer gênero textual, lá vai: leia, leia muito e esteja sempre atualizado em variados assuntos, pesquise e mantenha-se curioso as novidades, as notícias. De nada adiantará a estrutura da dissertação se não tiveres boa argumentação.

Aproveitem as dicas e se divirtam usando e estruturando bem as palavras.


Referencia: Textos e leituras escritas.



Um comentário:

  1. Muito interessante Vanessa, ótimas dicas, é bom porque muitas pessoas ainda tem dúvidas de como elaborar um texto dissertativo, e seu post concerteza ajudou bastante. :)

    ResponderExcluir