segunda-feira, 31 de maio de 2010

O LIXO COMO FONTE DE ENERGIA

Janaina Stuart
Ricardo Bianchi
                                                                                
             Lixo e energia podem ter mais em comum do que se imagina. Além de serem dois dos maiores problemas atuais – o crescimento da atividade industrial e do consumo gera aumento na produção de lixo.
            As formas de produção de energia usadas atualmente são grandes produtoras de lixo, e na maioria das vezes, prejudiciais à saúde, porque mesmo quando completamente enterrados, os monturos levam varias centenas de anos se decompondo, liberando gases e contaminando nosso planeta.
Temos como exemplo, o óleo de cozinha que quando liberado em rios, lagos e mananciais, não se dissolve nem se mistura com a água, formando uma camada densa na superfície, que impede as trocas gasosas e a oxigenação. Quando coletado, pode ser usada como fonte energética, (transformado em biodiesel), uma energia limpa e barata.
           Olhando para o Brasil, temos que a energia produzida é majoritariamente limpa, pois é centrada nas hidrelétricas, que são responsáveis por 70,77% da produção de energia. Porém quando o nível dos reservatórios fica baixo, as termoelétricas movidas a gás ou a óleo são acionadas e elas produzem resíduos no processo de geração de energia, com há emissão de gases poluentes, como o óxido nítrico.
           Usar o lixo para gerar energia é uma solução não apenas econômica, mas também social e ambiental. Basta pensar que o destino mais comum do lixo brasileiro, os lixões e aterros, também são um problema para a saúde e para o meio ambiente, pois contaminam o solo com um líquido altamente tóxico, produzindo metano (CH4), um gás ainda mais prejudicial à atmosfera que o próprio dióxido de carbono (CO2), considerado o grande vilão do efeito estufa.
          No entanto, o que é um grande problema pode ser ao mesmo tempo, uma solução: o lixo pode se tornar ele mesmo uma fonte de energia.



Referência Bibliográfica :
http://www.comciencia.br/comciencia/handler.php?section=8&pagina=2
http://mybelojardim.com/wp-content/uploads/2009/09/Lixo-Problema-ou-Fonte-de-Energia.jpg






2 comentários:

  1. Muito boa a postagem de vocês, o que me intriga é que, me parece que a energia das hidrelétricas não é limpa como muitas pessoas defendem, uma pesquisa feita pela FAPESP (fundação de amparo à pesquisa do Estado de São Paulo), após medir as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa (GEE), chegou a conclusão que usinas hidrelétricas são na verdade mais vilãs que as termelétricas de mesma potência.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é uma boa saída pra tanto lixo produzido. Como seria benéfico para o meio ambiente e seria uma energia que não traria prejuízos como as atuais.

    ResponderExcluir