terça-feira, 4 de maio de 2010

Ação e Reação

Num sentido mais amplo, só há força na interação entre dois corpos. Quando você se apóia em uma parede, está exercendo uma força contra ela, simultaneamente, a parede está exercendo sobre você uma força de reação oposta e de igual intensidade. Por isso que você não cai.
Esse princípio é fundamental no cotidiano, alguns exemplos desde princípio:
Numa estrada o pneu de um carro exerce uma força F sobre o asfalto, o asfalta também exerce uma força F empurrado o carro. Quando uma pessoa caminha, exerce uma força que empurra o chão, o chão reage a essa força empurrando a pessoa fazendo-a se locomover. Ou seja, quando um corpo A aplica uma força de módulo F em um corpo B, o corpo B, através do princípio de ação e reação, também aplica em A uma força de mesmo módulo (F), mesma direção e de sentidos opostos. Por exemplo, supondo que você, ao encostar-se a uma parede, exerça uma força de 5 N na horizontal do contra a parede no sentindo da esquerda para a direita, a parede em contrapartida também vai exercer uma força de 5 N, também na horizontal, porém o sentido será da direita para a esquerda.






Janaina Teixeira Melo
janainateixeiramelo@hotmail.com
Referência: "Fundamentos da Física Volume 1, Os"; Ramalho, Nicolau, Toledo.

Um comentário:

  1. Olá colega, essa parte de física, a MECÂNICA, é surpreendente. Identifico-me com essa área e considero essencial para a vida das pessoa entender o estudo do movimento.

    ResponderExcluir