domingo, 23 de maio de 2010

Dessalinização da Água

Por:  Diego de Medeiros Scarabelot
        Fabio Dominguini

A dessalinização da água é o processo utilizado em países com recursos hídricos escassos, e por isso necessitam transformar a água salgada do mar em água doce e potável. Este processo também é utilizado em submarinos para que eles possam submergir sem que a corrosão atue no interior de seu casco.


O método citado pode ser uma solução para a falta de água doce potável. No entanto, o alto custo do processo em que a água deve ser submetida poderá afetar no preço da sua comercialização refletindo tanto um problema econômico quanto social, já que as pessoas menos favorecidas não terão o acesso igualitário ao produto.

A osmose é um processo que constitui na utilização de uma membrana semipermeável em que proporciona o equilíbrio de concentrações. Isto ocorre, por meio da passagem de água, pela membrana semipermeável, do meio menos concentrado para o mais concentrado, ocorrendo então a favor de um gradiente de concentração e por isso sem gasto de energia. Para a dessalinização da água utiliza-se o processo de osmose, no entanto na sua forma reversa do processo, a chamada osmose reversa. Esta se difere da convencional porque a água presente no meio de maior concentração é impulsionada para o meio de menor concentração. Isto se dá em virtude da força exercida por uma pressão adicionada ao sistema do líquido concentrado. Com isso, a água passa pela membrana semipermeável enquanto que os solutos ficam retidos purificando então a água.

Na dessalinização da água salgada, a osmose reversa proporciona que esta fique livre de partículas suspensas. No entanto, para que a água seja própria para o consumo outros tratamentos são necessários, como para remoção de impurezas.

Um comentário:

  1. É isso aí gurizada, muito boa postagem!
    Temos que pensar em maneiras alternativas para obtenção de água... a coisa tá feia!

    ResponderExcluir