quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Um pouquinho de Mecânica

Por Ricardo Cavaler Bianchi
ricardo6299@yahoo.com.br

No último final de semana aconteceu no circuito de Interlagos/SP o GP Brasil de Fórmula 1 onde o piloto brasileiro Rubens Barrichello buscava a permanência na briga pelo título do campeonato mundial de pilotos da temporada 2009. A torcida fez sua parte, compareceu em peso e apoiou o piloto brasileiro que infelizmente não conseguiu continuar lutando pelo título, entretanto valeu o reconhecimento quanto à competência de nosso compatriota.
É gostoso falar sobre esporte, mais gostoso ainda é praticar um esporte, agora, melhor ainda é praticá-lo e estudá-lo ao mesmo tempo, aliando saúde física à saúde intelectual. Eis que um caso particular envolvendo os pilotos Rubens Barrichello e Felipe Massa me chamou atenção; o acidente sofrido por Massa que teve a participação involuntária de Barrichello, ou melhor, do carro que ele pilotava.
No GP da Hungria do dia 25 de Julho de 2009, durante os treinos, uma mola ejetada do carro de Barrichello acertou a cabeça de Felipe Massa, que trafegava a cerca de 280km/h. Segundo os cálculos do físico e professor Julio César Bastos de Figueiredo, o impacto gerado ao acertar o capacete de Massa pode ter sido de aproximadamente 152 Kg devido a grande velocidade, enquanto que na verdade a mola pesava por volta de 500g e tinha cerca de 12 cm de diâmetro. Ainda segundo o professor, “o impacto no capacete de Felipe Massa seria equivalente ao que receberia um homem que estivesse deitado no chão e a mesma mola fosse jogada do alto de um prédio de 300 metros.”
Na física a área que estuda o movimento dos corpos é chamada Mecânica, fica então um aperitivo do que encontraremos pela frente. Já sabemos que é possível calcular o impacto que o capacete sofreu ao ser atingido pela mola, sabemos que é possível também comparar analogamente com outros parâmetros, agora só falta conhecermos a fundo a Mecânica.

4 comentários:

  1. Olá Ricardo! Seu texto nos mostra como a física encontra-se arraigada em nossas vidas. Porém é preciso ter conhecimento para poder observá-la como o fez. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Sabe Bianchi fontes duvidosas relatam que Rubens na busca incondicional de diminuir o peso do carro e guanhar velocidade, possuía nas mãos a mola de 500 gramas e um amortecedor de 02 quilos.Pra sorte de Felipe lançou a mola...
    Brincadeiras a parte, parabenizo pela criatividade do texto e a analogía.

    ResponderExcluir
  3. Por: Diego Scarabelot

    Muito interesante seu texto, comparando o oque acontece no dia-dia, e juntando com a mecânica. Meus parabéns!

    ResponderExcluir