sábado, 17 de outubro de 2009

Por Vanessa Martins (va_martins19@hotmail.com)

Fenômenos naturais


Nos dias oito e nove de Outubro, representantes da região litorânea se reuniram para debater e avaliar questões meteorológicas. Dentre os interessados pelo assunto estavam diversas autoridades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul - estes que fazem divisa com as bacias de Manpituba.O encontro abordou assuntos sobre fenômenos naturais, adversidades e mudanças climáticas na região sul.
A preocupação, das autoridades e dos palestrantes supracitados, é com os desastres que veem ocorrendo na nossa região, ou seja, em 16 meses ocorreram 5 enchentes e 2 tornados com granizo.
A palestra contou com a participação de algumas pessoas que já sofreram e/ou tiveram perdas materiais com os desastres ecológicos, assim, expressaram o que já vivenciaram e seus temores de presenciar novamente o que já sentiram outrora.
Os palestrantes abordaram, também, sobre o efeito estufa e o uso do carvão mineral, fatos que estão ocorrendo na nossa região. As carboníferas foram alvos dos palestrantes, o custo pode sair barato, mas para a sociedade sai caro, pois provoca, assim, o aquecimento global com a queima do carvão mineral.
Esse evento teve como objetivo maior conscientizar as pessoas, pois, também, são responsáveis pela melhoria das condições climáticas, que nossos atos diários provocam benefícios, assim como, malefícios e que precisamos filtrar nossas atitudes, comportamentos em benefício a si próprio, a sociedade, ao meio ambiente e para nossas gerações.
Vale ressaltar que este foi o segundo encontro com este tema. O primeiro encontro ocorreu no ano posterior do furacão Catarina.
A palestra foi encerrada pelo apresentador Mario Motta da qual fez um breve relato sobre a vida de Lama Padma Samten, que foi um físico.

4 comentários:

  1. Bom texto! Vc já pensou em ser jornalista? Dá pra ver, através dessa sua postagem, que vc seria uma ótima jornalista.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Vanessa! Bom texto. Gostei muito. Realmente a conscientização é a saída para os problemas ecológicos. No entanto vivemos em um organismo onde existem mais células cancerígenas do que glóbulos brancos, analogamente citando. Preocupante, não? Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. E lá no maraca, vai ter um encontro quando?

    ResponderExcluir