por Leanny Karine Aguiar (leaguiarr@hotmail.com)
Muitas vezes nos deparamos com acontecimentos e pensamos que eles estão ocorrendo em tempo real. Os fenômenos que ocorrem a nossa volta e que registramos como tempo real, podemos dizer que não são, pois já ocorreram a um tempo, tempo esse que já passou. Aquele movimento que seu amigo está fazendo ao seu lado, não está acontecendo, já aconteceu, é passado.
Muito se questiona a respeito disso, mas é fácil o entendimento se partirmos do princípio de que a única coisa que podemos ver é a luz. Então, assim estaremos notando que tudo que enxergamos emite luz, e para que um objeto seja visto é necessário um tempo pois a luz sai do objeto e chega até nossos olhos. Ela percorre o caminho com uma certa velocidade e dentro de um determinado tempo. Um exemplo muito usado é o Sol, a luz dele leva 8 minutos para chegar até a Terra, ou seja, ele emite a luz, percorre o caminho dentro de uma velocidade e chega até nossos olhos. Quando vemos o nascer do Sol logo cedo temos a impressão de que ele apareceu naquele exato momento, quando na realidade ele já está lá a 8 minutos, então podemos dizer que aquele Sol que estamos presenciando é um Sol pertencente ao passado.
A velocidade da luz varia de acordo com o meio, no ar ela chega a quase 300 000 Km/ s, por isso dizemos que é praticamente impossível acompanhar ela. A espera de tempo até que a luz se propague e chegue a nossos olhos é impercebível. Como não conseguimos perceber a diferença de tempo do Sol, pois devemos esperar que a tal luz saia de lá e chegue até nós, o mesmo acontece então com nós, pois pessoas também reflete luz. Por isso nada mais natural falarmos tudo que vimos as pessoas fazerem e também tudo que acontece ao nosso meio é visto como passado, porque na realidade é passado, basta sabermos que para enxergar algo precisamos que ele emita luz e que devido a sua velocidade não conseguiremos acompanha-lá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tudo isso parece muito estranho, mas quando entendemos vemos que é muito facil saber o porque sempre estamos olhando o passado. Gostei muito da tua postagem Leanny. Abraços Monique
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirWiliam Jeremias
ResponderExcluirLágrimas ao passado! (Alvares Azevedo)
O tempo entre a luz ser emitida e nós a recebermos é imperceptível em distÂncia pequenas, nas estrelas a milhões de anos-luz este tempo é bem grande.
ResponderExcluir