quinta-feira, 6 de agosto de 2009

GRIPE: QUE BICHO É ESSE?

Por: Thayse Pacheco.


Gripe é uma palavra de origem francesa Grippe= influenza, e os brasileiros adotaram como forma de falar.
Com a chegada do inverno a incidência de gripe acentua-se. Mas por que isso acontece? Porque não existe gripe no verão? Quanto menor a temperatura maior a facilidade de o vírus ser transmitido, com o frio as pessoas se concentram em lugares muito fechados, isso é um prato cheio para os vírus.
Os primeiros focos de gripe foram constatados por volta de 1918, à gripe espanhola, a partir daí o vírus se modificou um pouco e outras pandemias surgiram, como exemplo citamos 1957, 1976, 2006, 2009, será que foi bem assim? Fizemos parte destas ultimas.
Abril de 2009: influenza A, H1N1 ou gripe suína; surge uma gripe muito potente; o mundo pode fazer parte de mais uma pandemia; o vírus pode matar muitas pessoas em questão de semanas; causando pânico em toda a população. Isso é o que os meios de comunicação passam aos telespectadores. “Parece que o mundo vai acabar, diz minha avó.” Pessoas que não se dão conta, que não conseguem filtrar as informações e acreditam em tudo que dizem.
Em 2006, no auge da chamada gripe aviária causou pânico no mundo, os meios de comunicação a mostravam como uma pandemia, e hoje? Onde está a gripe aviária? Ninguém morre de gripe aviária no mundo, no ano de 2009? E outras gripes? Dados mostram que a gripe comum mata de trezentos mil à meio milhão de pessoas no mundo por ano e mais de 4500 pessoas no Brasil só no mês de julho. Muitas doenças causam mortes no mundo e as estatísticas não são expostas a população (MPG, 2009).
O vírus influenza sofre mutações todos os anos, a gripe suína é o conjunto de gripe humana e gripe aviária. O que muitas pessoas pensam é que a gripe do porco surgiu esse ano, mas algumas pessoas, como Richard E. Shope, pesquisam esse vírus desde 1928, acreditando que a gripe espanhola, humana, é a mesma doença encontrada em porcos daquela época, fazendo parte dessa variação. Com certeza não é o mesmo vírus, mas faz parte da família, com características muito similares, ambos são do tipo A e do subtipo H1N1. Esses pesquisadores fizeram alguns experimentos com o muco encontrado em animais doentes e com cadáveres mortos no período de 1918 a 1919. Primeiramente não obtiveram bons resultados mas, posteriormente foi aceita a relação entre gripe espanhola e gripe suína, também encontraram a possibilidade uma bactéria estar associada ao vírus causador da doença, algo que hoje é provado (Wikipédia, 2009) (Teixeira, 2009).
Atualmente as pesquisas são bem desenvolvidas fornecendo vacinas às pessoas e aos animais para a prevenção de algumas doenças. A vacina da “nova gripe” esta sendo desenvolvida e será produzida no Brasil a partir de outubro de 2009. Uma coisa muito estranha é um vírus dito totalmente novo ter um remédio e uma vacina tão rapidamente. Coincidência demais? Algumas pessoas acreditam que toda essa propaganda esta girando em volta de marketing, pois a indústria farmacêutica estava em crise ha pouco tempo. A empresa Gilead Sciences patenteou o Tamiflu fazendo um acordo e permitindo a fabricação pela empresa Roche até 2016 (Wikipédia), ambos estão lucrando muito pois uma caixa com 10 cápsulas do medicamento podem custar cerca de R$ 160,00 à R$ 250,00 e a venda pela internet esta liberada. Estudos já provaram que o Oseltamivir (Tamiflu) pode causar náuseas, delírio e até convulsão.
Tudo isso é um absurdo, como cita o ministro da saúde José Temporão, “no ano seguinte o vírus pode estar resistente ao medicamento e será muito mais difícil de barrá-lo”. Nesta semana, inicio de agosto de 2009, muitas críticas surgiram ao ministro, mas ele esta certo, neste ano não vai faltar remédio mas as pessoas estão tomando indiscriminadamente o Tamiflu e com certeza boa parte dos vírus estará muito forte em 2010.
Especuladores estão tentando mudar o nome, de gripe do porco para gripe mexicana, pois isso pode prejudicar a comercialização do produto e os criadores temem a crise, pois algumas pessoas acreditam que a carne suína pode vir a fazer mal, mas já provaram que o cozimento com temperatura acima de 70º não transmite nenhum mal.
Há algum tempo as vitimas foram os frangos, hoje são os porcos, qual será o próximo bichinho? Para obter mais informações vale a pena ler o artigo escrito por TEIXEIRA, Luiz Antonio, “Vírus, ciências e homens”, este é o relatório de um livro que fala sobre gripe, inclusive a suína.

Obrigada pela atenção

Referências:

WIKIPÉDIA. Gilead Sciences. Acesso em: 06 ago. 09.
MPG, Movimento Pela Erradicação da Gripe. Sobre a necessidade de erradicar a gripe comum. Acesso em: 06 ago. 2009.
WIKIPÉDIA. Gripe. Acesso em: 05 ago. 2009.
WIKIPÉDIA. Surto de gripe A de 2009. Acesso em: 05 ago. 2009.
WIKIPÉDIA. Pandemia de gripe A no Brasil . Acesso em: 04 ago. 2009.
PORCO, Gripe do. Gripe do Porco. Acesso em: 3 ago. 2009.
TEIXEIRA, Luiz Antonio. Vírus, ciências e homens. Acesso em: 31 jul. 2009.
PORCO, Gripe do. Tudo sobre gripe suina. Acesso em: 31 jul. 2009.
WIKIPÉDIA. Gripe. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2009.

2 comentários:

  1. Essa H1N1 A encomodou bastante hein. Muito interessante o post esclarecendo dúvidas frenquentes sobre gripe.
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Assunto bem atual, esperamos que não seja tão importante no inverno do ano que vem.

    ResponderExcluir