

A maior dificuldade encontrada pelos professores no ensino básico é a falta de interesse dos alunos. Isso já faz parte dos discursos entre professores nos corredores da escola. Mas quem coordena as aulas? É claro o professor...
Cabe aos educadores promover o interesse dos alunos a disciplina ministrada, pois são muitas as contribuições de ensino/aprendizagem que o experimento fornece aos alunos.
Na experimentação por simulação usam-se os conceitos que o aluno já tem da realidade, o que ele trás de estrutura cognitiva do seu ser e a interação com o novo, com a descoberta do fenômeno que ele tem contato e faz sua representação.
Para que o aluno estabeleça uma concepção mental são necessários dois componentes, os elementos a serem apresentados no experimento e as relações que possibilitara ao aluno a aprendizagem significativa do conteúdo.
O experimento por observação deve ser estimulado por questões problematizadora relevante conforme a realidade de cada turma, na realização do experimento solicita-se aos grupos de alunos que formulem explicações para o comportamento da experiência, então os alunos criam modelos explicativos que envolvem situações de aprendizagem.
No experimento de manipulação o aluno confronta com a realidade concretamente observável, interage e formula explicação conforme a situação problema e desenvolvem habilidades cognitivas indispensáveis para a produção do saber.

Por fim a contribuição da simulação desenvolve no aluno a capacidade de propor explicações, analisa argumentar e interagir diante de situações-problemas no qual o professor deve criar possibilidades para que o aluno possa buscar avanços para a construção do conhecimento cientifico.
Refência:O papel da experimentação no ensino de ciências
QUÍMICA NOVA NA ESCOLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário