quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Porque tremer quando sentimos frio? O que sentimos é frio mesmo?

Porque quando está frio a atitude é cruzar os braços e encolher? E o arrepio ou             quando os pêlos ficam eriçados? Será que há uma explicação para esses fatos? Primeiramente é preciso definir que existe uma faixa de temperatura a qual o corpo pode funcionar de maneira adequada, ao redor de 36°C, regulando as funções celulares. Quando a temperatura se encontra fora desta faixa problemas sérios podem ocorrer e até mesmo a morte. Então, para garantir que a temperatura esteja estável no corpo, há mecanismos que ajudam nesse trabalho.
É possível a expressão “estou com frio” estar correta? O que há no organismo capaz de gerar esta sensação? O que acontece é a perca de calor e com isso a temperatura do corpo diminui. A sensação do frio é a massa de ar frio que “passa e rouba calor”. Nesse momento, ao sentir o tal arrepio, os horripiladores entram em ação, músculos muito pequenos que ficam na raiz de cada pêlo, gerando uma onda de trepidação muscular, logo estendida a outros músculos, um processo mecânico para gerar calor.
Os pelos eriçados, colaboram na retenção de uma camada de ar pertinho da pele e, como o ar é um bom isolante térmico, está aí o primeiro “casaco natural”, quanto mais ar aprisionado, mais calor será retido pelo corpo. Por isso que no inverno usa-se casacos+cachecóis+gorros+luvas+etc..etc..etc.., tudo isso faz com que mais calor seja mantido, garantindo que a temperatura esteja adequada. Nos animais essa primeira proteção é feita, nas aves, pelas penas e em outros por uma grossa camada de pelos. Mas ainda há uma dúvida: porque encolher quando a temperatura do corpo é reduzida, ou melhor, ao perder calor? Essa ação chamada embolar acontece na busca de diminuir a superfície exposta, pois assim será menor a área que o calor poderá sair. Agora é fácil entender o porquê de muitos animais dormirem embolados. Então, a partir de hoje você sabe que o cobertor não esquenta nada, ele apenas retém boa camada de ar ao nosso redor, ou seja, é um bom isolante térmico. E ao tremer "de frio" você irá lembrar que não é nada além do seu corpo tentando gerar calor.

Fonte: <http://www.feiradeciencias.com.br/sala18/18_05.asp>

Por: Evelin P. Lambertes, José Paulo W. da Silveira

Um comentário: