Várias pessoas já tomaram um choque leve ao encostar na portado carro após descer dele. Apesar do choque ser de intensidade baixa, as pessoas "vítimas" dele ficam muito bravas, mas geralmente é com o susto que levam.
Muitos acham que a lataria é que está carregada por causa do atrito com o ar e é descarregada na pessoa que encosta nela. Porém, a probabilidade disso acontecer é pequena, pois o carro dissipa suas cargas pelas pontas do carro. (poder das pontas)
Na verdade quem acumula cargas elétricas são os passageiros do carro, atritando em geral suas roupas de lã com o tecido do banco do automóvel, acontecendo através da eletrização pelo atrito. Como as pontas do corpo do passageiro como mãos e pés estão em contato com materiais isolantes, essas cargas não são descarregadas, e só será descarregada quando ele encostar em outro material condutor, como a lataria do carro, que é o primeiro material condutor depois que você sai do carro.
Uma maneira de evitar o choque é colocar algo de material isolante entre você e o banco do carro, assim você não será carregado eletricamente.
Referências:
http://www.adorofisica.com.br
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito legaaal essa postagem!Levar um choque mesmo de intesidade pequena realmente não é nada agradável, por isso é interessante ficar atento a pequenos detalhes!!
ResponderExcluirLeciani E. Coelho
(lecianicoelho@hotmail.com)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito interessante o texto. Os fenômenos elétricos são muito legais mesmo. Agora posso dizer que "eu estou dando choque no carro"! É, também, por causa da eletrização por atrito que muitas crianças quando brincam em escorregadores de plásticos, as vezes, reclamam que ao tocarem outras crianças sentem o choque; o que aconteceu foi que as cargas estavam sendo liberadas para o primeiro condutor que a criança tocou.
ResponderExcluirPor: Évelin/Módulo 2