sexta-feira, 26 de novembro de 2010

O interesse x desinteresse dos alunos relacionado ao Ensino de Física e à prática pedagógica do professor


Leciani E. Coelho (lecianicoelho@hotmail.com);
Moniceli C. Destro (majv_@hotmail.com)

A Física é uma disciplina que tem como função preparar o educando para trabalhar o raciocínio, desenvolver a capacidade de estabelecer relações, fazer análise, realizar conclusões, formular perguntas e respostas sobre o mundo que o cerca. Quando trabalhada de forma mais adequada, possibilita condições de se situar melhor no mundo, com mais qualidade de vida e maior responsabilidade. Essa disciplina desenvolvida de forma instigativa e significativa, contribui para uma maior compreensão das demais disciplinas, sendo uma ciência bastante completa.
Para isso, entendemos que o professor deve em sua prática atuar de forma tal, que tenha  conhecimento sobre o papel verdadeiro do professor. Tendo claro, a sociedade que o vislumbra e o tipo de aluno ao qual pretende formar.
Neste aspecto é fundamental para o educador trabalhar na direção da formulação do pensamento autônomo que considera a experiência previa do educando. Nesse sentido Freire (1996, p. 39), afirma que: “é pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática”. Dessa forma, o ensino  da  física  deveria ser tratado em sala de aula, como algo  interessante, instigativo, provocativo, para que possa de fato, despertar o interesse dos alunos e assim garantir o empenho desses nas aulas, tendo como resultado uma aprendizagem mais significativa. Nesse aspecto, os conteúdos necessitam ser apresentados de forma que  tenha relação  com fatos diários, mostrando algo que permita  fazê-los pensar, refletir, realizar descobertas, formular conclusões. Questões essas que oportunize ao educando resolver os problemas que existem na vida real, podendo promover transformações num mundo novo de descobertas e de conhecimentos.

Referências

CAVALCANTE, Marisa Almeida; BONIZZIA, Amanda; GOMES, Leandro Cesar Pereira. O ensino e aprendizagem de física no Século XXI: sistemas de aquisicão
de dados nas escolas brasileiras, uma possibilidade real. Revista Brasileira de Ensino de Física. São Paulo, v. 31, n. 4, 4501 (2009). Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/314501.pdf>. Acesso em 08 set. 2010.
 
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33ed, São Paulo: Paz e Terra, 1996. 148 p.

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