Analisando esta fascinante imagem e as sombras coloridas que se formam quando projetadas as luzes de mesma intensidade vermelha, verde e azul as chamadas cores aditivas primarias, sobre a bola percebemos que a superposição das luzes resultou na parte central o branco. As sombras coloridas se formam subtraindo do branco a cor que é projetada formando a cores complementares ciano, magenta e amarelo.
De fato a luz é tudo o que vemos incide nos nossos olhos através da córnea que reflete 70% da luz, os outros 30% são absorvida atravessando a lente e chegando até o fundo do olho onde está a retina na qual a imagem é formada. A retina é formada por cones e bastonetes que com a incidência da luz entram em ressonância.
Pois bem, a visão colorida do mundo que nos cerca só é possível através dos três tipos de cones que quando estimulados pelas freqüências baixa, media e alta aparecem como vermelho, verde, azul e simultaneamente aparece como branco. Conforme a freqüência da luz nas quais os cones tem maior sensibilidade é possível formar qualquer cor do espectro.
Justamente as cores que nossos receptores em forma de cones percebem.
Isso é mesmo muito interessante! ! !
Referência:
Paul G. Hewitt.
Nenhum comentário:
Postar um comentário