terça-feira, 5 de outubro de 2010

Terremotos


Por: Rosana de melo Lourenço
 e-mail: zanaml@hotmail.com

    Terremotos são fenômenos naturais que impressionam tanto pela  capacidade de destruição como pela dificuldade de prevê-los
  Terremotos ou sismos são vibrações na crosta  terrestre provocado pela movimentação de placas tectônicas presentes na litosfera, logo abaixo da superfície terrestre. O atrito entre as placas gera uma energia em potencial que quando liberada provoca as vibrações que se propaga pela crosta causando os abalos sísmicos.  As ondas que se propagam pelo solo gerada pela a energia liderada pelos sismos são de dois tipos. Ondas longitudinais ( ondas  P)   essas ondas comprimem o meio por onde passam e se movimentam com velocidade de 1,6 a 8 km/s. E ondas transversais (onda S), se propagam mais lentamente que as ondas P cerca de 60% mais de vagar , porém a  energia de seu movimento é maior  e causa  mais destruição do  que as ondas  longitudinais.
 A intensidade de um terremoto pode ser medida pela sua magnitude: que esta associada à energia liberada pelo sismo e é medida pela escala Richter que é calculada apartir dos sismogramas (registros dos sismos) produzido pelos sismógrafos aparelhos que possuem sensores de vibração que monitoram a movimentação da superfície de onde estão  localizados.  A escala Richter não possui um grau Maximo o grau vai depender  do tremor,   é uma escala logaritima ,  um tremor de 4,0 na escala   Richter  é 10 vezes maior  do que um de 3,0.  E pela sua intensidade, esta relacionada apenas aos danos causados  pelo tremor  na  superfície da terra, para avaliar  os seus efeitos é utilizada a escala  Mercalli- Modificada  que  possui   doze   graus indicados por algarismos romanos.
    O Brasil esta localizado no centro da placa Sul- Americana   por isso raramente vai ocorrer terremotos de  grande intensidade . O  tremor que se pode sentir é  o abalo  resultante     de terremotos  em outros países,   ou pode  ocorrer tremores devido    o desgaste das placas tectônicas.
      O efeito devastador de um terremoto, portanto, vai depender de uma serie de fatores como  magnitude, profundidade , distancia de  centros povoados, o tipo de terreno , o tipo de construção, a  duração  e a  quantidade de réplicas que ocorre logo depois do abalo principal.

                   Referencia: Hewitt, Paul G. Física Conceitual; 9ed;Porto Alegre;editora    Bookman2002
                                                        WWW. Brasilescola.com/Brasil/terremotos-no-brasil.htm
                                                        WWW.apolo11.com/terremotos
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário