Os óculos solares de camelôs, são os preferidos da maior parte da população brasileira. Réplicas das maiores grifes, com pequenos preços, na maioria das vezes é a opção do brasileiro que nem imagina o risco que está pondo sua visão.
A retina de nossos olhos é muito sensível a luz, devido a essa sensibilidade, a íris controla a quantidade de luz que neles entram, por meio da pupila. A íris é aquela parte circular que dá cor aos nossos olhos. No centro dela, existe um orifício, uma abertura chamada pupila. A pupila de possui um tamanho variável, o diâmetro dela pode ser de 2mm a 8mm aproximadamente. Esta variação irá ocorrer conforme a quantidade de luz que chega nos olhos. Sob uma luz muito intensa, ela se contrai para proteger a retina dos raios ultravioletas, e sob baixa luminosidade a pupila se dilata, para que possa entrar mais luz, já que nossa visão depende da entrada de luz nos olhos.
Quando utilizamos óculos solares, a pupila se relaxa, não fica tão contraída em ambientes claros. Utilizando os famosos óculos pirateados, andando sob a luz do Sol, a pupila se relaxa, ficando mais aberta, devido a cor escura das lentes solares, pensando assim estar protegendo a retina. Mas estes óculos falsificados não filtram os raios ultravioletas - ondas eletromagnéticas de menor comprimento que a luz visível, mas de maior frequência e energia, sendo mais prejudiciais - e acabamos por correr mais risco á saúde do que se andássemos sem óculos. Pois com a pupila mais relaxada, a entrada de luz é maior e sem filtrar a radiação ultravioleta, podemos sofrer danos como queimadura da retina, córnea e câncer de visão.
Referência:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Disponível em:
Acesso em 26 de setembro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário