Por:Jenifer Beterli de Lima
E-mail:dieni91@hotmail.com
A pouco tempo conversando com um amigo,fui indagada , sobre o porquê dos metais ficarem quebradiços quando submetidos a baixíssimas temperaturas (muitas vezes próximas ao zero absoluto,).
Na hora não soube responder,então munida de muita curiosidade, fui pesquisar a respeito.E descobri que...
ISSO SE DEVE A MOBILIDADE ATÔMICA OU NESSE CASO IMOBILIDADE ATÔMICA....
Mas calma que eu explico. Quando um metal,em temperatura ambiente, recebe uma "pancada" ele não se quebra facilmente,pois seu átomos apesar de estarem fortemente ligados e quase parados ainda podem mover-se,absorvendo o impacto. Já se o metal for submetido a baixíssimas temperaturas os átomos ficam imóveis e o metal se quebra.
Existem ligas feitas com diversos metais que podem resistir a impactos, mesmo em temperaturas muito baixas.Como exemplo temos as ligas de cobre que resistem,a impactos,a temperaturas de até-200°C.Outro exemplo são as ligas utilizadas para fazer as câmaras de criogênia,encontradas em clínicas de inseminação artificial.
Essa foi uma breve explicação,mas se você quiser pode encontrar mais sobre o assunto,visite alguns sites que usei como referência, estão relacionados abaixo,:
http://www.infoescola.com/quimica/ligas-metalicas/
http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/02/introd.pdf
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=deforma%C3%A7%C3%A3o+pl%C3%A1stica+dos+metais&meta=&rlz=1I7SKPT_pt-BR
http://xa.yimg.com/kq/groups/21784460/1297495751/name/Metais+Nao+Ferrosos.pdf
Assinar:
Postar comentários (Atom)
realmente é muito interessante essa matéria, gostei muito do seu interesse por pesquisar e postar essa matéria incrível. Valeu pela postagem tirou minha dúvida :DD
ResponderExcluir