terça-feira, 28 de setembro de 2010

Como ocorrem os raios?





     Quem nunca levou um susto quando foi pego de surpresa em uma tempestade por um raio? E todo mundo já se perguntou algum dia o porquê que isso acontece. Bom pra se poder entender o que ocorre é preciso primeiramente entender como funcionam os átomos e a eletricidade.
      Átomos são micro partículas que possui um interior positivamente carregado (prótons) e o exterior negativamente carregado (elétrons), esses eletrons tem a capacidade e passar de um átomo para o outro são os elétrons livres, que se juntam com vários outros átomos e formão a matéria. Todo o tipo de matéria é inicialmente neutra, ou seja, tem o numero de prótons de elétrons iguais e que por meio de atrito ou indução perde esses elétrons e o seu corpo fica carregado tanto com cargas positivas como negativas.
      O que ocorre, em uma tempestade é que as nuvens estão eletrizadas positivamente e o solo esta eletrizado negativamente, todo o corpo presente no universo tende a permanecer neutro, e como a nuvem e o solo possuem cargas opostas uma atrai a outra, a nuvem vai puxar os elétrons para se tornar um corpo nulo e isso vai ocorrer por meio de indução (quando há uma troca de cargas sem que aja o contato de um corpo carregado com um neutro.) nessa troca, os elétrons vão ser transferidos tão rapidamente que ocorrera uma produção de energia que é o que chamamos de raio. Então o raio nada mais é do que elétrons livres passando da terra para uma nuvem a fim de torna - lá neutra.

Nome: Gabriela Fernandes ferreira
Email: gabby_ff2602@hotmail.com

2 comentários:

  1. Gostei de sua postagem. É interessante saber também que se contarmos o intervalo de tempo entre o relâmpago e o trovão, a cada três segundos, a distancia que o raio caiu é de cerca de um quilometro.

    Por:Rosana De Melo Lourenço

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, saber que esses fenomenos lindos da natureza podem ser explicados pela física.

    Laura Freitas Figueredo

    ResponderExcluir