Para entendermos melhor o funcionamento de um termostato, precisamos entender um pouco de dilatação de sólidos
No estado sólido a matéria tem forma própria e volume definido, isso porque as moléculas que compõe o sólido estão muito ligadas entre si e têm uma agitação tão pequena que praticamente nem se movem. Mas com o aquecimento...
As moléculas se desprendem umas das outras, e passam a mover-se mais rápido, provocando uma dilatação do sólido.
Então você me pergunta:
-O que isso tem a ver com o funcionamento dos termostatos?
Nos locais onde é necessário, haver controle de temperatura há um termostato, que funciona segundo esses princípios de dilatação de sólidos.

Já que estamos falando de dilatação de sólidos, você saberia me dizer por que os vidros grossos geralmente se quebram ao ser colocada água quente neles? Ou porque os portões de ferro se abrem mais fácil no inverno?
Bibliografia:Djalma Nunes da Silva-física volume único/São Paulo,2003(série novo ensino médio)
Por:Jenifer Beterli de Lima
E-mail:dienii91@hotmail.com
Jenifer
ResponderExcluirOs recipientes de vidro com maior espessura, se quebram quando colocada água com temperatura elevada,pois as moléculas vão expandir-se com desigualdade no recipiente,havendo a quebra.
Por:Roseli P.C. Gomes
E-mail:rosecardosogomes@hotmail.com
Jenifer Sou um fã seu, espero ser inteligente como vc quando estiver nos próximos módulos!! bom os portões de ferro se abrem mais facilmente no inverno, por que o coeficiente de dilatação dos metais é muito maior do que o do vidro, então com baixas temperaturas, as roldanas dos portões que geralmente são de ferro, se contraem facilitando o deslizamento do portão nos trilhos.
ResponderExcluirAbração, me corrige se estiver errado!