quarta-feira, 1 de setembro de 2010

AS DIVERSAS CORES DA NATUREZA

Por Andrea da Silva Moro

    Ao comprar uma roupa, pintar as paredes do quarto, olhar para o mar, expressamos nossas preferências nesse assunto. Porém como se determina essa coloração? Para entendermos essa questão, devemos aprofundar nossa discussão sobre as cores e diferenciar as duas principais formas com que acessamos no dia-a-dia: os pigmentos ou tintas, e a coloração da luz.
   Todos ja tivemos a oportunidade de misturar tintas amarela, com azul que resulta em verde e  misturar amarela com vermelha que resulta em alaranjada. A partir das diversas combinações foram definidas as cores primáriasisto é aquelas que possibilitam de obter todas as outras cores. Um pintor nos diria que essas cores são azul, amarela e a vermelha. Um cientista, porém afirmaria que são azul, verde e a vermelha.
   Quem tem razão? Quais são de fato, as cores primarias? Se levarmos em consideração no que se basearam o pintor e o cientista, ambos estão certos. O pintor pensou nos três pigmentos que podem fornecer todas as cores. Já o cientista fez sua reflexão sobre os feixes de luz colorida que, combinados permitem a obtenção das cores.  Por exemplo, ao misturar o pigmento azul e o amarelo, obtemos o verde.
   Porém o verde não pode ser obtido a partir da mistura de feixes luminosos de outras cores. Dizemos então que a luz verde é uma cor primária. Devemos então aceitar a idéia de que o conceito de cores primárias não é o unico. Depende de estarmops nos referindo a coloração por pigmento ou luminosidade.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário