domingo, 29 de agosto de 2010

Luz e Átomo

Por Karina Cechinel

Os raios gama são um tipo de luz não visível. São as ondas eletromagnéticas de menor comprimento e que possuem a maior freqüência, tendo assim grande energia (FIG 1).
Fig 01 - Espectro eletromagnético, os raios gama são um dos tipos de luz de mais alta frequencia.

Enquanto os raios X, um tipo de luz não visível – ondas eletromagnéticas -, se originam da movimentação dos elétrons nos diferentes orbitais ao redor do núcleo atômico, os raios gamas se originam no núcleo atômico, movimentação de partículas no núcleo atômico, em geral de elementos radioativos. A radiação gama tem um poder enorme de penetrar a matéria, maior que o raio X. São necessários vários centímetros de chumbo para impedir os raios gama. Por ter esse alto poder de penetração, a radiação gama é utilizada para esterilização de instrumentos cirúrgicos e também tratamentos de câncer, pois ela danifica os tecidos vivos. Mas um de seus problemas no tratamento de câncer é que ela pode ‘matar’ as células sãs. A fissão nuclear – quebra do núcleo atômico – gera grande quantidade de energia emitindo calor e radiação gama. Uma bomba atômica, que é feita com a fissão nuclear do urânio ou plutônio libera muita radioatividade e calor. As bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki tiveram efeitos devastadores. Milhares de pessoas vaporizaram instantaneamente, somente suas sombras restaram e a radioatividade permaneceu no tempo.

Fig 02 - Traços da uma pessoa em uma parede. Desastre de Hiroshima.

Referências:
HEWITT, Paul G. Física conceitual; trad. Trieste Freire Ricci e Maria Helena Gravina. - 9.ed. - Porto Alegre: Bookman, 2002.
Hiroshima como você nunca viu
Disponìvel em < http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:cmKHcWB4pJwJ:www.connectionworld.org/hiroshima-como-voce-nunca-viu/+hiroshima&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br > Acesso em 29/08/2010
Editora Abril.
Disponìvel em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:XhQwUPeiHqMJ:super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_453006.shtml+como+funciona+bomba+atomica&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acesso em 29/08/2010
ABC da Física Nuclear
Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:LIPvxmBFsmYJ:www.dfn.if.usp.br/pagina-dfn/divulgacao/abc/Basic.html+raios+gama+nuclear&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
Acesso em 29/08/2010

Um comentário:

  1. A bomba âtomica ou (Little Boy) como foi apelida e lançada sobre Hiroshima tinha media 4 metros e 25 centímetros de comprimento e pesava 4.500 quilos. Sua carga nuclear era composta de urânio e devia explodir ao chegar a aproximadamente 565 metros do solo. A energia liberada pela bomba era semelhante a uma carga de 20 mil toneladas de TNT. O Efeito da bomba âtomica foi tão devastador que seus descendentes sofrem com a radiação até hoje.

    "...Então passou uma luz rapidamente. Era uma cor bonita, azul, roxa. Então, veio um grande estrondo. Um barulhão. E, num instante, eu estava coberta pela casa..." (Yasuko Hirose sobrevivente de Hiroshima)

    Alexandre de Matos LIC12

    ResponderExcluir