Maglev de Xangai
O chassi inferior carrega os ímãs e é responsável pela levitação e direção do veículo. Ele não toca nas guias da linha e fica suspenso no ar a 10mm de distância.
Já existe trens de levitação funcionando no mundo como o de Xangai que já está em funcionamento desde Março de 2004, com uma velocidade operacional de 430 km/h e uma máxima de 501 km/h.
Há um projeto aqui no Brasil sobre a implantação de um Maglev, desenvolvido pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) pela Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia) e pela Escola Politécnica através do LASUP (Laboratório de Aplicações de Supercondutores). O trem brasileiro também flutua sobre os trilhos tendo atrito apenas com o ar durante seu deslocamento. Sua implantação será uma inovação decorrente da alta tecnologia, não poluente, eficiente e de custo acessível para grandes centros urbanos.
Seu custo de implantação é bem menor que a de um metrô, custando um terço deste. Sua velocidade de operação ocorrerá dentro de 70 a 100km/h, compatível à do metrô e ideal para o transporte público urbano.
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ResponderExcluirPor: Joel Borba Da Rosa. [joelbr1974@hotmail.com]
ResponderExcluirGostei de saber que existe no Brasil um projeto sobre o trem bala, isso é muito importante pois ele ao ser implantado proporcionará desenvolvimento tecnológico responsável. Diminuirá em muito a poluição no eixo Rio-São Paulo. Que este pioneirismo do Brasil sirva de exemplo para toda América Latina, a natureza e o povo agradecem.