segunda-feira, 7 de junho de 2010

Por que ensinar ciências?


Por:  Cíntia Pereira
        Vanessa Martins
        Ândrea Inacio


Ensinar ciências não e só apresentar o mundo dos conteúdos científicos, das descobertas já realizadas, das teorias já prontas. Consiste em estimular o desenvolvimento de projetos, a construção e a utilização de instrumentos para a observação da natureza, criando subsídios para uma boa aprendizagem.

Considerando que o mundo está em constante mudança, precisamos estar apoiado em vários aspectos, por isso e necessário o conhecimento das ciências assim como: química física biologia.

Ensinar é muito mais do que passar conhecimento é desenvolver no aluno a capacidade de explicar a modificação do ambiente que o cerca. Assim como ser humano, a ciência e um projeto inacabável precisando de respostas para as inúmeras perguntas existentes.

O mundo das ciências é muito mais amplo e detalhado do que possamos imaginar, tendo muitos avanços, sendo considerado um processo continuo de saberes produzidos pelo homem que vem tentando entender e explicar racionalmente a natureza.

A ciência e a tecnologia fazem parte do nosso dia-a-dia: no trabalho, na economia, no transporte e na saúde é por isso que um conhecimento científico básico é importante para melhorar a qualidade de vida dos milhões de brasileiros.

Referências: Metodologia e conteúdo básico de ciências naturais/ Luca Anelise Grunfeld de – Associação educacional Leonardo da Vinci (Asselvi). Indaial: Ed. ASSELVI, 2007

3 comentários:

  1. Concordo plenamente em gênero, grau, e número !!! E gostei muito da foto!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meninas, ótimo texto.
    A ciência concerteza é muito importante, e para todos, pois entender o mundo que nos cerca além de importante é extremamente interessante.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza a ciência é fundamental para entendermos os fenômenos naturais que nos rodeiam, assim sendo o ensino de ciências deve ser ensinado de forma significativa nas escolas.

    ResponderExcluir