terça-feira, 22 de junho de 2010

O brilho do diamante

Por: Rafaela Munari (rafa_m_munari@hotmail.com)
Referências: searadaciencia.ufc.br


Em geral, quanto maior o índice de refração de um material transparente, menor é seu ângulo crítico e, é isso que explica a intensidade de do brilho do diamante. O
índice de refração do diamante é de 2,40, com esse índice seu ângulo crítico, em relação ao ar, é de, aproximadamente, 24º. Sendo assim, a luz dentro do diamante só irá incidir na superfície interna com ângulo menor que 24º, com ângulos maiores a luz reflete. Além disso, a lapidação da pedra ajuda a intensificar o seu efeito brilhoso, porém não há lapidação que faça com que um vidro (índice de refração 1,50) tenha o mesmo brilho de um diamante.





7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O diamente é uma forma alotrópicas do carbono, algumas pessoas pensam que os diamantes são eternos, mas eles não são, pois o carbono definha com o tempo, porém duram mais que qualquer ser humano.Além disso, o diamante é o mais resistente material de ocorrência natural que se conhece, tanto que para conseguir riscá-lo somente com outro diamante. Hoje se cria o diamante artificial, onde se submete o grafite a pressões elevadas, porém não fica como um verdadeiro e brilhante diamante ;)

    ResponderExcluir
  4. O diamante é muito belo e essa explicação sobre o ângulo crítico é bem interessante. Legal o texto.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante. É curioso o fato do diamante ser uma variedade do Carbono, pois eles não se parecem, tanto por um ser muito duro e o outro muito frágil como as diferenças de cor e brilho. O texto explicou muito bem o porque do diamante ter esse brilho, muito bom o texto!

    Por: Évelin Lambertes

    ResponderExcluir
  6. O texto ficou bem explicado.É por isto que o diamante possui um brilho único, o tornando uma jóia de grande valor! =D

    Por: Cristiane Machado de Souza

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto, foi objetivo e mostrou o brilho do diamante, que deixa qualquer um fascinado.
    Por Laura Freitas Figueredo

    ResponderExcluir