quinta-feira, 17 de junho de 2010

Luz, uma onda eletromagnética.

Por: Rochele Alves - Física Módulo 1


A Luz é uma onda eletromagnética, é uma onda mais complicada, porém não precisa de meio nenhum para se deslocar, por isso a luz viaja mais rápido no vácuo, tem uma velocidade de 300.000 km/s, nada é mais rápido que a velocidade da luz no vácuo. A velocidade da luz diminui em substâncias como o ar, o diamante, água ou vidro, na água, por exemplo, a luz tem velocidade de 225.000 km/s. Uma onda de luz consiste de energia na forma de campos elétricos e magnéticos. Os campos vibram perpendicularmente à direção do movimento da onda e perpendiculares uns aos outros. Devido ao fato da luz ter tanto um campo elétrico quanto magnético, também é chamada de radiação eletromagnética.

A onda de luz tem uma bastante frequência, a quantidade de frequência esta relacionada com a quantidade de energia também, se a onda possui alta frequência, consequentemente terá a energia alta também, e comprimento menor. A luz tem dois tipos de óptica: óptica geométrica e óptica física. A óptica geométrica leva em consideração a luz como sendo formada por raios. A óptica física leva em consideração a natureza da luz: onda, partícula ou os dois? (os dois).

A óptica geométrica tem três princípios: A luz propaga em linha reta, um raio não influencia na propagação do outra, para um raio de luz não faz diferença o sentido da propagação. Quando a luz encontra um obstaculo, pode acontecer três tipos de ações, a de reflexão quando a luz bate e volta, existe dois tipos de reflexão, especular que ocorre em superfícies polidas (na água, por exemplo) e a reflexão difusa onde os raios se espalham, ocorre em superfícies irregulares (em asfaltos, ou pessoas, por exemplo). Pode acontecer também a refração, onde a luz pode bater e atravessar, e a absorção, quando a luz bate e fica.
 
Pesquisa feita no livro:
Física Conceitual, Paul Hewitt - 9º edição

Um comentário: