segunda-feira, 26 de abril de 2010

Plasma: Conhecendo um pouco mais

Por: Graciane Farias (gracyg1@hotmail.com)

Basicamente encontramos os três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso, que são bem conhecidos no dia a dia. Ainda podemos encontrar um quarto estado: o plasma, que é um material gasoso com fração de partículas ionizadas.
A matéria é formada por átomos, que se subdividem em prótons, elétrons e nêutrons. Os átomos unem-se por meio da configuração eletrônica, isto ocorre quando eles se aproximam e podem ter características diferentes sendo chamadas de ligações iônicas ou covalentes.
Através destas características podemos descrever os estados da matéria. As partículas do sólido ocupam um determinado volume no espaço. As partículas dos gases são neutras, não tem forma e nem volume definido.
Onde encontramos o plasma?
O plasma está presente em nossa vida, mais perto do que possamos imaginar. Quando ligamos uma lâmpada, fluorescente, uma alta voltagem faz os elétrons fluírem, ou seja, ionizam os átomos, formando assim o plasma. Assim, ativa o mercúrio, emitindo radiação na região ultravioleta (invisível), que faz brilhar o fósforo, emitindo a luz visível. Este é somente um dos exemplos onde encontramos o plasma.
Notamos que, de noite podemos sintonizar estações de rádios (AM) distantes. Isto se deve ao fato que, as camadas de plasmas se amontoam na ausência de luz solar, refletindo melhor as ondas de rádio.
Das cores à imagem
Em média podemos distinguir 128 tonalidades de cor. Não há uma escala de cores, ou seja, não são definidas. Elas são adequadas às pessoas ou conforme a luminosidade do ambiente. As cores primárias são azul, verde e vermelha, que misturando estes pigmentos de forma diferente resultam em cores diferentes.
Ressaltamos que os tubos de imagem de um televisor utilizam luzes azul, verde e vermelha. Variando apenas a intensidade e superpondo-as produzem todas as cores que desejamos.
A tela de plasma é composta por dois vidros, dois eletrodos, um gás entre os vidros (neônio ou xenônio) e material fosforescente. Os eletrodos irão ocasionar a corrente elétrica através do gás e promoverá uma descarga que ionizará os átomos. Então, gás ionizado é um plasma que irá manter a descarga e ativar o gás neutro na tela transmitindo assim o seu brilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário