segunda-feira, 12 de abril de 2010



Érika Gomes Betetti
amandahmariah@hotmail.com

O NOSSO SOL: VIDA E ENERGIA

O Sol é basicamente uma enorme esfera de gás incandescente, cujo núcleo acontece a geração de energia na qual 4 prótons de hidrogênio são fundidos num núcleo de hélio, liberando energia e essa energia demora um milhão de anos para chegar a superfície.
O Sol transforma aproximadamente 600 milhões de toneladas de hidrogênio em hélio por segundo. Sua composição é basicamente de hidrogênio 91,2% e hélio 8,7 % e outros .
Sua temperatura é de 15 000 000°C e sua pressão é de 340 bilhões de vezes a pressão da atmosfera da Terra a nível do mar.
Seu tamanho é de aproximadamente 110 vezes maior que a Terra.
Sua estrutura é: núcleo, fotosfera, cromosfera e coroa.
A fotosfera tem a aparência da superfície de um líquido em ebulição, cheia de bolhas e grânulos, sua temperatura é de 6000°C. E o fenômeno mais notável é o das manchas solares, regiões irregulares que aparecem mais escuras.
A cromosfera e a coroa só observamos durante os eclipses. Da coroa emana o vento solar que ao atingir o campo magnético da Terra forma o Cinturão de Van Aleen que dá origem as auroras.
O período de rotação do Sol aparentemente é de 25 dias no equador e 36 dias nos pólos.
No fim de sua vida, o Sol começará a fundir o hélio em elementos mais pesados e se expandirá crescendo tão grande que engolirá a Terra. Após um bilhão de anos como gigante vermelha ele colapsará em uma anã branca, produto final de uma estrela como a nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário