
por Dênis da Silva Flores (rsdenis@gmail.com)
TECIDO NERVOSO
O tecido nervoso está distribuído pelo organismo e através de interligações forma uma rede de comunicações que constitui o sistema nervoso.
Anatomicamente o sistema nervoso se divide em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico, que conhecemos eles pelas siglas SNC e SNP. O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo (cérebro, cerebelo e medula) e pela medula espinhal. Já o sistema nervoso periférico (SNP) é formado pelos nervos e gânglios nervosos, que são pequenos agregados de células nervosas.
O sistema nervoso é constituído de neurônios e células da glia ou neuróglia, onde o neurônio é uma célula com prolongamentos longos e a neuróglia são várias células, de vários tipos que além de sustentarem os neurônios participam de várias funções que são bem importantes.
O sistema nervoso central (SNC) possui funções que são:
detectar, transmitir, analisar e utilizar as informações geradas por estímulos sensoriais representados por calor, luz, energia mecânica, modificações químicas do ambiente externo e interno.
organizar e coordenar direta ou indiretamente o funcionamento de quase todas as funções do organismo, entre as quais, funções motoras, viscerais, endócrinas e psíquicas.
Através de uma segregação entre os corpos celulares dos neurônios e os seus prolongamentos, faz com que sejam reconhecidos duas porções diferentes no encéfalo e na medula espinhal que são:
Substância branca – é constituída por prolongamentos de neurônios e pelas células da glia, ela não contém corpos celulares e seu nome é dado devido a grande quantidade de material esbranquiçado chamado de mielina no qual envolve também os axônios que são os prolongamentos de neurônios.
Substância cinzenta – é formada pelos corpos celulares de neurônios e das células de glia e na substância cinzenta que contém, também, os prolongamentos de neur6onios e é chamada por substância cinzenta porque sua coloração aparece quando ela é observada microscopicamente.
Os neurônios transmitem impulsos nervosos e circuitos neuronais.
Os impulsos nervosos tem a função de transmitir informações a outros neurônios, a músculos ou à glândulas.
Os circuitos neuronais são de tamanhos e complexidade diferentes.
O sistema nervoso tem que estar em equilíbrio com o nosso organismo e através dele que se estabiliza uma condição intrínseca do nosso organismo que seria: hormônios e ph sanguíneo, pressão, tensão de oxigênio e de carbono e o teor da glicose, além da alimentação, reprodução e defesa.
_____________________________________________________________________
Os neurônios são chamados também de células nervosas e são pelo pericário, que é um corpo celular com núcleo, no qual partem prolongamentos. A morfologia dos neurônios é complexa e quase todos possuem três componentes principais que são: dendritos, axônio e pericário.
Os dendritos são numerosos prolongamentos, no qual recebem estímulos do meio ambiente, de outros neurônios e de células epiteliais sensoriais.
O axônio é um prolongamento único, no qual conduz impulsos que transmitem informações dos neurônios para outras células, como as nervosas, glandulares e musculares.
O pericário ou corpo celular é o centro trófico da célula e recebem estímulos.
Morfologicamente os neur6onios são multipolares, bipolares e pseudo-unipolares.
Os multipolares são aqueles que tem mais de dois prolongamentos celulares.
Os bipolares possuem um dendrito e um axônio.
Os pseudo-unipolares é prolongamento único e apresenta próximo ao corpo celular e se divide em dois, daí um ramo vai para a periferia e o outro vai para o sistema nervoso central.
Fisiologicamente os neurônios conforme a sua função são classificados como motores, sensoriais e interneurônios.
Os motores controlam os órgãos motores como as glândulas endócrinas e exócrinas, bem como as fibras musculares.
Os sensoriais recebem estímulos sensoriais do próprio organismo e do meio também.
Os interneurônios fazem conexões entre outros neurônios, formando assim os circuitos complexos.
O corpo celular ou pericário é o centro metabólico e contém o núcleo e a maioria das organelas do neurônio.ico
O pericário é o centro trófico da célula e tem função integradora. O núcleo é esférico e contém a cromatina sexual.
São ricos em retículo endoplasmático rugoso, os neurônios mais poliribossomos livres que se unem e formam o corpúsculo de nissel.
O aparelho de golgi que é localizado exclusivamente no pericário é bem desenvolvido ao redor do núcleo.
As miticondrias tem uma quantidade moderada no pericário mas tem a sua maior quantidade no terminal.
Os neurofilamentos são intermediários e bem abundantes no pericário e nos prolongamentos. São aglutinados = neurofibrilas e microtubos.
O pericário possui pigmentos como a melanina em alguns locais e a lipofucsina de cor parda e contém lipídios no qual a substância pertencente a uma classe de pigmentos do envelhecimento. Lipofucsina é o resíduo indigerível de partes da célula que foram lesionadas e fago-citadas. Observa-se em grande frequência em processo de atrofia.
Os impulsos nervosos são enviados através dos axônios. Os axônios possuem prolongamento único, cilíndrico, diâmetro variável mas constante, curtos ou longos.
O axônio nasce de uma estrutura piramidal do corpo celular chamada de cone de implantação onde seu segmento inicial é entre o cone de implantação e início da bainha de mielina, mielínicos e amielínicos. Podem apresentar ramificações bilaterais com o mesmo diâmetro, axoplasma pobre em organelas. A porção final do axônio é muito ramificada e recebe o nome de telodendro = porção final ramificada.
Seus fluxos são: anterógrado na mesma direção do fluxoe
retrógrado (dineína).
Nas sinapses o impulso nervoso é transmitido por meio de mediadores químicos que ativam receptores de outros neurônios de células efetoras. As sinapses são a junção de dois neurônios e uma via nervosa. Os tipos de sinapses são axodendriticas, axossomáticas. Dendrodendriticas e axoaxônicas.
Os constituintes das sinapses são a membrana pré-sinaptica, pós-sinaptica e fenda sináptica.
A união do neurotransmissor com o receptor pode ter efeito excitador (sinapses excitatórias) ou inibidor (sinapses inibitórias) sobre os neur6onios seguintes do circuito.
O sistema nervoso central apresenta células da neuróglia que tem função estrutural e metabólica. Destacam-se os astrócitos, oligodendrócitos, células da micróglia e células ependinári
Fibra nervosa:
São constituídas por um axônio e bainha envoltória que são células de Schwann, no SNP. Elas levam impulsos nervosos para células bem distantes.
Nervos:
São originados quando as fibras nervosas se agrupam, sendo sensoriais e motoras e constituídos por feixes de axônios: perineuro, epineuro e endoneuro. Fisiologicamente são sensoriais motores e mistos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário