Betina da Fontoura
O Vaticano promove de sexta-feira (16) até 16 de janeiro do ano que vem a exposição Astrum 2009. O evento, em celebração do Ano Internacional da Astronomia, é patrocinado pelo Observatório Astronômico Vaticano, pelo Instituto Nacional de Astrofísica da Itália e pelos Museus Vaticanos. Serão expostos instrumentos, mapas, manuscritos de Galileu Galilei, modelos de sistema ptolemaico copernicano, quadros, fotografias, códigos e livros. Segundo Illeana Chinnici, organizadora da mostra, até hoje só foram realizadas duas exposições semelhantes: uma em 1929 e outra em 1958. O diretor do diretor do Observatório Astronômico Vaticano, o sacerdote jesuíta José Gabriel Funes, assegurou que “todos os astrônomos são filhos da astronomia italiana”.
Em 1609, o matemático, físico e filósofo italiano Galileu Galilei apresentou às autoridades de Veneza uma versão aperfeiçoada do telescópio - inventado no ano anterior pelo alemão-holandês Hans (ou Johann) Lippershey. Cerca de 20 anos mais tarde, a Igreja Católica julgou e condenou o cientista, hoje tido como fundador da astronomia moderna, por heresia. Ele foi sentenciado por questionar a teoria, tida como correta na época, de que o Sol girava em torno da Terra.
Embora os fundamentos da teoria Heliocêntrica - segundo a qual o Sol estaria no centro do sistema solar - tenham sido estabelecidos previamente pelo polonês Nicolau Copérnico, foram os instrumentos e observações de Galileu que permitiram provar a teoria. Em 1633, Galileu foi forçado a desmentir a teoria e condenado à prisão domiciliar. Ele morreu em 1642.
Só em 1992 o papa João Paulo II declarou que a decisão da Igreja Católica foi um erro e que os católicos não são hostis à ciência.
Texto: g1.globo.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom... É interessante saber que a igreja Católica de hoje apóia a ciência. A propósito, minha língua enrolou umas 08 vezes ao tentar pronunciar "ptolemaico copernicano" rsrs
ResponderExcluirParabéns!!!
Alguém lá me Roma conhece o sentido da palavra hipocrisia?
ResponderExcluir