terça-feira, 8 de setembro de 2009

relatório feira de ciências

por Paulo Henrique Freitas

Entre os vários temas apresentados na feira de ciências, no dia 28/08,
alguns pareciam estar em destaque, como: termoeletricidade; experimentos feitos com batatas, onde com dois eletrodos introduzidos nela, foi possível dar condução para uma corrente elétrica, gerada a partir da acides do alimento; estudos da hidráulica feita com seringas; Arquimedes (alavanca e polias); musica e matemática; bebida alcoólica na adolescência; aquecimento global que é bem interessante o assunto e que foi ilustrado com um aquário fechado com plástico e acesso um incenso dentro, simulando o gás lançado na atmosfera e retido pela camada de ozônio.
Alguns desses trabalhos apresentados, também tem sido destaque na mídia nos últimos tempos, como aquecimento global e geração de energia, porém, com exceção do aquecedor solar, não vi nenhum outro tipo de apresentação que ilustrasse um novo conceito de geração de energia, que seja sustentável, que possamos produzir sem comprometer as gerações futuras. Tudo bem! Tinha lá as batatas, mas para acender um led era preciso em media 20 batatas, um led consome em media 15 miliamperes por hora, uma casa em horário nobre, no mínimo 3 lâmpadas ligadas (180w), 1 televisão(80w), e talvez um chuveiro ligado(5700w) total de 5960w/h, se a tensão for 220 v, o consumo total é de: (I=p/v) 27, 09 ampéres por hora, seria necessário em media 36 mil batatas,6 toneladas de batatas, 120 sacos de batatas e considerando que cada batata tem em media 7 centimetros, colocando uma do lado da outra teriamos uma fila de batatas de 2520 metros, o tempo de esgotamento da geraçao eu desconheço,mas deve ser bem curtinho, mas mesmo assim é
Impressionante não é!? (se me perdi nas contas, por favor alguem me corrija). Mas é claro, são experiências muito legais, e prova que é possível criar outras maneiras de produção de energia que não seja por meio de combustível fóssil, o que causa essa onda de noticias envolvendo o aquecimento global e o nosso futuro. Mas no geral estava bem interessante a feira, parabéns aos participantes elaboradores e especialmente ao meu colega de sala DANIEL de Souza que abordou o tema com seus alunos, da escola de educação básica Manoel Gomes Baltazar Maracajá, sobre termoeletricidade e também a escola básica Dolvina l Medeiros/ araranguá, que apresentou sobre aquecimento global.

nsse link tem um artigo falando sobre um novo conceito de geraçao de energia sustentavel. http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?post_pub_id=33231

3 comentários:

  1. Parabéns pela praticidade Paulo, principalmente em relação as batatas. Concordo plenamente. Isso também me chamou atenção. A iniciativa deles foi interessante, mas na prática não funcionaria. Acho melhor fritar as batatas!

    Wiliam Jeremias

    ResponderExcluir